Mais de 2 milhões de paranaenses devem declarar o Imposto de Renda, segundo a Receita Federal

Terrazza Panorâmico

Mais de dois milhões de paranaenses devem fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) neste ano. O número representa quase 4% de declarações a mais em comparação com 2019, segundo a Receita Federal em Curitiba.

As declarações devem ser feitas entre 2 de março e 30 de abril e pessoas que tiveram rendimento mensal acima de R$ 1.903,99, devem declarar.

Em 2020, algumas mudanças foram anunciadas para quem vai fazer a declaração, como explica o contador e presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco.

Dal Bosco também fez um alerta para que as pessoas antecipem a juntada dos documentos necessários para declaração e não deixem tudo para a última hora.

Para este ano, a Receita Federal também vai antecipar o pagamento das restituições do Imposto de Renda. O primeiro lote está programado para o dia 29 de maio, com o último lote previsto para 30 de setembro.

O auditor-fiscal, Ederson Rocha, delegado-adjunto da Receita Federal em Curitiba, lembra que, mesmo com o número menor de restituições, os contribuintes que precisarem pagar um valor a mais sobre o imposto, poderão continuar parcelando o pagamento em até oito vezes.

Rocha também lembrou os erros mais comuns que fazem com que os contribuintes caiam na chamada malha fina.

Em todo o país, a Receita espera receber, aproximadamente, 32 milhões de declarações. Em 2019, foram pouco mais de 30 milhões de contribuintes que prestaram contas ao leão.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo ou não fizer a declaração pode pagar multa a partir de R$ 165,70, sendo o valor máximo de 20% do imposto devido.

Repórter William Bittar



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu