Mascará será obrigatória na Uber — e motoristas terão que enviar foto

A empresa de transporte por aplicativo Uber anunciou que passará a fazer um teste eletrônico antes das viagens para verificar se motoristas estão usando máscaras. A nova funcionalidade passa a valer na próxima segunda-feira, 18.

As máscaras também passarão a ser obrigatórias para motoristas e passageiros. A medida foi estabelecida diante da pandemia do novo coronavírus, com cidades começando a reabrir em todo o mundo após períodos de quarentena restrita.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa internacional na tarde desta quarta-feira, 13. Segundo os executivos da empresa, testes das novas medidas de segurança vêm sendo feitos nos últimos dois meses.

Os motoristas precisarão tirar uma foto com a máscara antes de começar o dia de trabalho e aceitar viagens. Caso não estejam usando a proteção, o sistema os bloqueia automaticamente até que a máscara seja reconhecida na imagem. O processo dura segundos, de acordo com demonstração feita pela empresa.

Pelo lado dos passageiros, não haverá um teste de imagem que comprove o uso das máscaras. Uma mensagem lembrando a obrigatoriedade será exibida antes de cada viagem.

Sanchin Kansal, diretor de produtos da Uber e responsável pelas novas funcionalidades, disse que uma verificação automática como a dos motoristas não estará disponível para os passageiros porque, a princípio, a tecnologia já existente no app dos motoristas possibilitou à Uber desenvolver mais rapidamente a ferramenta para os condutores.

“Queríamos lançar o mais rápido possível e essa é uma das razões [para ser primeiro para os motoristas]”, disse o executivo. Sobre implementar algo parecido para os usuários, Kansal disse que “com certeza é algo que estamos olhando”.

Ao concordar com os termos de uso, os motoristas também precisam marcar opções na tela garantindo que limparam o carro de acordo com as recomendações, que não estão doentes e que estão lavando as mãos com frequência.

No UberX, modalidade mais barata de corrida individual, passam a ser aceitos somente três passageiros por viagem — a recomendação é que o banco da frente não seja usado. O Uber Juntos, que permite compartilhamento de viagens, seguirá desativado.

“A partir de segunda-feira, na próxima vez que vocês abrirem o aplicativo, as coisas vão parecer um pouco diferentes”, disse o presidente Dara Khosrowshahi, presente na coletiva sobre as novas funcionalidades. Khosrowshahi disse que “muitos conseguem lembrar da primeira viagem de Uber” que fizeram, e que, com as novas ferramentas, os usuários talvez se sintam em “uma segunda primeira viagem”.

A obrigatoriedade no uso de máscaras inclui também entregadores do Uber Eats, braço de entrega de refeições. A Uber diz também que reforçou as recomendações de higiene junto aos restaurantes parceiros.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu