Natura registra maior índice de inovação dos últimos anos

Em plena pandemia de covid-19, a fabricante de cosméticos Natura inova mais do que nos últimos anos, é o que revela o índice de inovação, que mede a participação da venda de produtos lançados versus os produtos vigentes do portfólio, e chegou a 67,1% em 2020, o mais alto desde 2015. Somente no ano passado, a marca depositou 38 novas patentes no mercado e lançou mais de 200 produtos no Brasil.

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Na prática, só é considerado inovação aquele lançamento que traz novo conceito ou tecnologia. “No caso da Natura, consideramos a participação de vendas dos produtos lançados nos últimos 24 meses na receita bruta total do último ano e consideramos lançamentos aqueles que representam uma nova proposta de valor para o consumidor, como novas embalagens e/ou formulações”, diz Roseli Mello, líder global de P&D da Natura.

Entre as inovações está o relançamento do ativo Ekos Castanha, em comemoração aos 20 anos de Ekos. Também nesta linha há novas fragrâncias e ingredientes, como o Tucumã. “O desafio é combinar um conhecimento profundo da ciência e da biologia do ativo e de como a pele atua. Isto é o que chamamos de biobeleza e atrelamos aos nossos compromissos de sustentabilidade 2030”.

Enfrentar as mudanças climáticas, defender os direitos humanos e apoiar a economia circular são alguns dos compromissos e parte resultados já são atrelados à eles. Entre os produtos, 93% têm ingredientes naturais, e 84% são veganos. “São inovações que se consolidaram em 2020 e estão sendo desenvolvidas nos últimos anos”, diz Mello. Já no portfólio de enxaguáveis, 93% são biodegradáveis.



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