Novo laboratório do Boticário estuda como “cheirar com os ouvidos”

O Grupo Boticário acaba de criar o Centro de Pesquisa do Olfato, um hub que tem como objetivo fomentar e difundir conhecimento sobre o tema e abrigar estudos que apoiem as áreas de saúde e comportamento humano.

Já imaginou ter acesso a todos os materiais gratuitos da EXAME para investimentos, educação e desenvolvimento pessoal? Agora você pode: confira nossa página de conteúdos gratuitos para baixar.

“O olfato é o mais complexo dos sentidos, tem conexão com a memória, com o bem-estar e com o comportamento. Nós do Boticário, como referência em perfumaria, entendemos que podemos nos aprofundar em estudos que vão além da busca por uma fragrância e contribuam com benefícios para a ciência”, afirma Gustavo Dieamant, diretor executivo de pesquia e desenvolvimento da companhia.

O Centro de Pesquisa do Olfato vai fazer parte da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, que já atua no desenvolvimento de produtos com cerca de 300 funcionários, dentre químicos, médicos, neurocientistas e especialistas em perfumaria. A área de pesquisa e desenvolvimento da companhia funciona em um pólo em São José dos Pinhais (PR).

Cheiro pelo som

O Centro de Pesquisa está sendo desenhado há cerca de um ano e meio. Inicialmente, o novo centro terá foco em quatro pilares principais de atuação: ciências das emoções,  diversidade sensorial, futuro do olfato e disseminação do conhecimento.

Na frente de ciência das emoções, um caminho é o estudo de fragrâncias que podem trazer bem-estar geral, por exemplo, com melhora de humor. Já na área de diversidade sensorial, o centro tem realizado um estudo batizado de Scent by Sound, que visa estimular o cérebro a entender o cheiro por outras vias, que não o olfato. Usando, por exemplo, os sons.

“Com a neurociência vemos que a percepção sobre uma fragrância é maior ou menor quando ouço uma música, por exemplo. Para as pessoas com deficiência visual pode ser uma forma de ativar mais a percepção do cheiro”, afirma o executivo.

Nesta área, um dos projetos em andamento envolve o treinamento olfativo para pessoas com deficiência visual, com o intuito de inseri-las no mercado de trabalho por meio de uma habilitação para atuar na área de avaliação sensorial do Grupo Boticário.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu