“O coronavírus está revolucionando a economia”, diz ex-diretor do Fed

Poucos especialistas conhecem tão bem os meandros da agenda fiscal e monetária internacional como o economista americano Edwin Truman. Durante dez anos, entre 1977 a 1998, ele foi diretor do Fed, o banco central americano. Truman só deixou o cargo para exercer, a convite do presidente Bill Clinton, a função de secretário de assuntos internacionais do Tesouro americano. Em 2009, tornou-se conselheiro da instituição. Hoje, o economista é membro de importantes comitês internacionais de políticas econômicas e fiscais, como o Fórum de Instituições Financeiras e Monetárias e o Instituto Peterson, de Washington.

Truman tem acompanhado atentamente a elaboração dos pacotes de estímulo dos Estados Unidos e outros países no combate às consequências econômicas do coronavírus. “O Brasil, que havia começado a enfrentar o déficit fiscal há bem pouco tempo, pode sofrer mais pressões fiscais que outros países”, diz. “Mas agora é hora de afrouxar os cintos e, em segundo momento, investir mais em políticas de bem-estar social a fim de oferecer uma rede de proteção à população”. Veja, a seguir, os principais trechos da entrevista de Truman sobre a transição no liberalismo deflagrada pela crise do coronavírus e as mudanças nas agendas econômicas mundiais, tema da matéria de capa da EXAME publicada na última quinta-feira, dia 21.

A crise econômica disparada pelo coronavírus deverá redesenhar a política econômica dos países?

Os impactos da covid-19 já estão mudando a maneira como vários governos planejam as políticas econômicas para o curto prazo e até para os próximos meses ou anos. Muitos economistas que integram órgãos governamentais reconhecem que agora é necessário fazer o que quer que seja para combater a grave crise de desemprego. Para isso, é necessário que as políticas monetárias e fiscais tenham a maior extensão possível.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu