O protagonista acidental: Brasil está no centro do debate global do clima

Quando a Cúpula de Líderes sobre o Clima começar nesta quinta-feira, 22, muitos dos olhares estarão voltados ao Brasil. Nem sempre pelos melhores motivos, com o país devendo ser pressionado para ampliar suas políticas ambientais, conservação das florestas e fiscalização.

No entanto, a cúpula não deveria ter, nem de longe, um protagonismo brasileiro – personificado na figura do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O evento, convocado pelo presidente americano, Joe Biden, reunirá virtualmente mais de 40 países, entre eles a arquirrival americana China, potências europeias, como França e Alemanha, e importantes países emergentes, como a Índia.

Quase todos têm um calcanhar de Aquiles e muitas promessas não cumpridas que terão de debater na cúpula para que a questão climática mundial seja equacionada. No Acordo de Paris, em 2015, 196 países se comprometeram a reduzir emissões de carbono de modo a evitar que a temperatura do planeta crescesse acima de 1,5 grau, preferencialmente, ou no máximo 2 graus Celsius até 2100 (em relação aos níveis pré-industriais). De lá para cá, em apenas cinco anos, a temperatura já subiu 0,5 grau, segundo estimativas. O diagnóstico é claro: o que está sendo feito até agora não tem sido suficiente, e ações mais agressivas precisam ser delineadas, a começar pela cúpula de hoje.

Chegar lá exige, invariavelmente, manter a Amazônia em pé. Mas tem a ver também com alterações na matriz energética, redução do uso de combustíveis fósseis, mudanças profundas na forma de produção dos países e no consumo. E envolve, muito mais do que o Brasil, as grandes potências globais, que são também as que mais poluem.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu