O que dizem políticos e especialistas sobre o novo ministro da Educação

Após o anúncio de Carlos Alberto Decotelli como novo ministro da Educação, deputados, senadores e outras figuras do campo político foram às redes sociais se manifestar sobre a nomeação.

O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira, 25, também em suas redes sociais, e oficializado em seguida em edição extra do Diário Oificial da União. Decotelli substitui o ex-ministro Abraham Weintraub, que deixou o cargo em 18 de junho.

Os deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e João Campos (PSB-PE) se manifestaram pelas redes sociais sobre a nomeação. Os dois são nomes conhecidos por falar sobre temáticas de educação e fazem parte da Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do Ministério da Educação, que vem divulgando relatórios críticos sobre as medidas do MEC na gestão de Abraham Weintraub.

O novo ministro já esteve antes no governo, tendo sido presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre fevereiro e agosto de 2019, o primeiro dos quatro chefes da autarquia no governo Bolsonaro.

Campos escreveu em postagem no Twitter que deseja “uma boa gestão” a Decotelli e a comissão vai “fiscalizar os atos do novo ministro com o mesmo rigor de sempre.”

Amaral disse que Decotelli chega “com o desafio de reestruturar um MEC paralisado por dois ministros que nunca tiveram educação como prioridade.” Além de Weintraub, que assumiu o Ministério da Educação em abril de 2019, o primeiro ministro no governo Bolsonaro foi o colombiano naturalizado brasileiro Ricardo Vélez Rodrigues.

O senador Flávio Arns (Rede-PR) também se manifestou, desejando “êxito” na condução da pasta e dizendo que a educação terá um papel “fundamental no desenvolvimento do país” após a pandemia do novo coronavírus. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que “é hora de fortalecer a pasta” e encaminhar um projeto de renovação do Fundeb.”

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) ressaltou as qualificações acadêmicas de Decotelli, formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e com formações em universidades como Fundação Getulio Vargas, a Universidade de Rosário na Argentina e a Universidade de Wuppertal na Alemanha. O deputado Eduardo Bolsonaro (Sem Partido-SP), desejou “sucesso e que Deus ilumine o novo ministro.”

Histórico no FNDE e elogio a Weintraub

O coordenador de estratégia política da organização Todos Pela Educação, João Marcelo Borges, disse que não é possível avaliar resultados da gestão de Decotelli em sua primeira passagem pelo governo devido ao pouco tempo no cargo.

“É alguém afeito ao diálogo. Teve um bom relacionamento com estados e municípios no período dele no FNDE. Deu início a algumas iniciativas interessantes no fundo naquele momento e conhece a administração federal, o que é essencial neste momento de crise”, disse.

Decotelli foi escolhido presidente do FNDE ainda em 2018, na transição do governo Bolsonaro, por indicação da ala militar. Em entrevista à Rádio Gaúcha em maio de 2019, Decotelli chamou Weintraub, então ministro, de “gestor brilhante.” “O ministro Abraham é um especialista em finanças, ele é um gestor brilhante”, disse.

Borges avalia que a entrada de Decotelli novamente no governo pode ser lida como uma derrota do presidente Jair Bolsonaro, que não conseguiu atrair novos candidatos. “É um sinal de fragilidade do presidente Bolsonaro que já está reciclando autoridades que ele mesmo demitiu. Sinal de que ele não consegue atrair bons nomes para o seu governo neste momento”, diz.

Daniel Cara, diretor nacional da Campanha pelo Direito à Educação e professor na Faculdade de Educação da USP, diz que o novo ministro não tem histórico na área antes do FNDE. “É um ministro totalmente desconhecido da área. Não é uma referência. Agrada aos militares e ao Paulo Guedes [ministro da Economia].”

Em entrevista hoje à CNN Brasil, Decotelli disse que foi “pego de surpresa” com a nomeação. “Eu estava dando aula ontem, tive aula, e fiz hoje a reunião [com o presidente Bolsonaro]. Fui pego de surpresa”, disse.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu