Objetivo da CPI não é investigar desvio de dinheiro em estados, diz Renan

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta segunda-feira, 3, que investigar repasses de recursos a estados e municípios não é o foco do colegiado. Em entrevista ao UOL, ele reforçou que o objetivo é apurar as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia.

Para Renan, a CPI não deve “desviar o rumo” para repasses de verbas a governadores e prefeitos. “Tem muita gente querendo, em primeiro lugar, impedir essa investigação e, em segundo lugar, desviar o rumo dessa investigação para desvio de recursos de estados e municípios”, afirmou.

“Acho que essa CPI não é para investigar desvios de recursos. Evidentemente que, se houver necessidade para fazê-lo, nós vamos fazer. Mas esse não é o objetivo precípuo da CPI”, reforçou o senador. “Isso [desvio de recursos] tem de ser investigado pela Polícia Federal, pelo Ministério Público, não por uma CPI que foi criada para apurar se houve negligência, se houve responsabilidade nesse morticínio que continua a apavorar o Brasil”, defendeu. 

Para ele, essa mudança de foco poderia atrapalhar os resultados das investigações. “Isso não pode acontecer, porque, se acontecer, estaremos desperdiçando uma oportunidade histórica que essa CPI tem de dar uma resposta à sociedade sobre as perguntas que nos fazem”, disse.

O relator também disse que, inicialmente, a CPI não deve priorizar a convocação de nenhum governador. “É isso que quem quer desviar o foco da CPI defende”, afirmou. Além disso, ele disse que não sabe se a comissão terá competência para fazer esses convites.

As apurações da CPI, segundo ele, devem ser voltadas para questões como a eventual omissão do governo nas políticas públicas adotadas durante a pandemia. O senador citou como possíveis focos de investigação a origem da recomendação para tratamento precoce com medicamentos sem eficácia comprovada e a falta de incentivo ao isolamento social. 



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu