Olimpíadas ofuscam Bolsonaro e política nas redes sociais

Quase não se fala de outra coisa na internet brasileira. Desde os primeiros jogos das Olimpíadas de Tóquio, há pouco mais de uma semana, os comentários sobre os esportes olímpicos e as vitórias dos atletas brasileiros dispararam nas redes sociais.

Mas o auge das Olimpíadas fez ainda uma outra obsessão recente ficar esquecida — a política.

Levantamento da consultoria de análise de redes sociais Bites feito a pedido da EXAME mostra que as menções diretas às Olimpíadas superaram as citações às principais pautas políticas ou ao presidente Jair Bolsonaro, que costuma ser um campeão de interações.

Até o começo desta semana, os Jogos ultrapassaram no Twitter tanto pautas do governo (como o voto impresso) quanto da oposição (como a CPI da covid-19 e a investigação sobre a compra da vacina Covaxin).

  • As Olimpíadas tiveram 16,2 milhões de menções no Twitter desde 4 de julho;
  • O presidente Jair Bolsonaro teve 15,7 milhões no período;
  • Em terceiro vem a CPI da covid, com 6,4 milhões;
  • Os termos CPI e Covaxin juntos tiveram 3,5 milhões;
  • E o voto impresso, 2 milhões. 

As Olimpíadas também coincidiram com o recesso do Congresso, que parou em meados de julho e voltou nesta semana. A CPI foi retomada nesta terça-feira, 3.

A magnitude incomum de um evento como os Jogos Olímpicos, somada ao recesso em Brasília, ajudaram a fazer a política ser ofuscada, diz André Eler, diretor-adjunto da Bites.

“A Olimpíada tem a vantagem de permitir que as pessoas falem de muitas coisas diferentes. Tem o fato de engajar todo mundo, os ‘dois lados’, quem apoia o presidente e quem não apoia, quem gosta de futebol e quem não gosta”, diz Eler.

“E isso é uma coisa que não tem sido tão comum ultimamente.”

O auge de menções foi no primeiro fim de semana da competição, que teve pratas de Kelvin Hoefler e de Rayssa Leal no skate street. Na sequência, em 27 de julho, Ítalo Ferreira também faturou o primeiro ouro do Brasil no surfe.

As olimpíadas no foco Foram contabilizadas como comentários no Twitter as menções diretas a Olimpíadas em português, hashtags relacionadas e comentários sobre os atletas protagonistas brasileiros nos Jogos até então. Os dados sobre o dia 2 de agosto não dizem respeito ao dia completo.

Foram contabilizadas como comentários no Twitter as menções diretas a Olimpíadas em português, hashtags relacionadas e comentários sobre os atletas protagonistas brasileiros nos Jogos até então. Os dados sobre o dia 2 de agosto não dizem respeito ao dia completo. (Arte/Exame)

Nas buscas do Google, a “inversão de prioridades” dos brasileiros também ficou perceptível. No buscador, muito usado para procurar histórico dos atletas ou horário das competições, as Olimpíadas superam em ao menos 20 vezes a procura pelo presidente Jair Bolsonaro, que no geral é uma das mais altas do Brasil.

Alguns eventos específicos até colocaram de novo a política no radar, mas em patamar abaixo do esporte olímpico.

Nos perfis oficiais de Bolsonaro em Instagram, Facebook e Twitter, os picos de interesse aconteceram durante sua internação com obstrução intestinal e antes e depois de uma transmissão nas redes sociais em que defendeu a instalação de um sistema de voto impresso no Brasil, na última quinta-feira, 29 de julho.

Protestos sobre o mesmo tema no domingo, 1º de agosto, também ganharam algum espaço nas redes.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu