Os Filhos da Globalização

No século XIX, nas minas de carvão dos EUA, os mineiros costumavam levar um canário numa gaiola para dentro da mina para os avisar da presença de gases perigosos. Como o canário morreria primeiro intoxicado tal constituiria o aviso para abandonar a mina. Num momento tamanha incerteza no mundo quem são os canários que devemos observar com atenção?

A globalização dos últimos 70 anos, baseada em regras, instituições e garantida pelos EUA produziu dois filhos pródigos. O milagre político e econômico da União Europeia e ascensão econômica pacífica e extraordinária da China. Estes são os dois canários na mina. O primeiro reside em Bruxelas e o segundo voa entre Hong Kong e Taiwan.

A fragilidade hoje do projeto Europeu é óbvia. Depois de Delors na distante década de 80 do século passado, nunca mais os principais países Europeus arriscaram ter em Bruxelas alguém de um dos principais países europeus e capaz de liderar uma agenda própria. Depois de 1995 e do Tratado de Nice, a União virou mais intergovernamental e menos comunitária.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu