Pandemia está no pior momento e nenhuma medida é descartada, diz Doria

“O estado de São Paulo está na pior semana de todas da pandemia de covid-19”. A frase foi dita pelo governador João Doria (PSDB) em entrevista coletiva no fim da manhã desta terça-feira, 2, durante a abertura do novo ponto de vacinação drive-thru da capital paulista, no estádio do Morumbi.

Os dados divulgados pela Secretaria da Saúde do estado também confirmam a fala de Doria. O número de pessoas internadas em UTI chegou ao mais alto patamar desde o início da pandemia, com 7.173. O valor é 14% maior que o pico, registrado em junho do ano passado. Grande parte dessas internações é de jovens, com quadros mais complicados e que ficam internados por mais tempo. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 74% em todo o estado.

Com estes números, o governo do estado deve anunciar novas medidas de restrição de circulação. Na tarde desta terça-feira os membros do Centro de Contingência da Covid-19 se reuniram para falar sobre os dados mais atualizados e sugerir a Doria a adoção de uma fase mais restrita que a vermelha da quarentena, em que somente os serviços essenciais podem funcionar.

Segundo o governador, nada está descartado, incluindo o lockdown, mas a decisão ainda não foi tomada. O que será definido será anunciado em coletiva de imprensa no começo da tarde de quarta-feira, 3, disse Doria.

Não se descarta nenhuma medida, desde que elas sejam embasadas pela ciência e pela saúde. Considerando os dados que foram agregados de ontem e estamos, de fato, na pior semana de todas as semanas da covid-19. E isso precisa ser levado em conta. Isso não apenas em São Paulo mas em outros estados também. Há uma preocupação generalizada. O que o Centro de Contingência deliberar nós anunciaremos na coletiva de imprensa amanhã [quarta-feira]”, afirmou.

Na segunda-feira, o coordenador do comitê de saúde paulista, Paulo Menezes, alertou que a situação é extremamente crítica e que a restrição de circulação vai afetar todo o estado, incluindo a Grande São Paulo.

“Sem dúvida é extremamente preocupante o que nós estamos observando. A transmissão é muito alta e a principal forma é reduzir o contato. Estamos discutindo ter uma classificação mais restritiva que a vermelha”, disse.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu