Com os salões de beleza fechados ou com fluxo de clientes bastante reduzido, além do isolamento social por causa da Covid-19, os profissionais da beleza tiveram que se reinventar e muitos apostaram no atendimento domiciliar. A massoterapeuta Simone Nunes tinha dificuldade para conseguir agendamentos, mas aí encontrou um aplicativo curitibano, focado no chamado “home care”, que oferece aos autônomos soluções de agendamento online, apresentação de portfólio e sistema de pagamento. Ela viu a clientela aumentar durante a pandemia.
Segundo Simone, a renda dela atualmente é praticamente composta pelos atendimentos que chegam via aplicativo.
O aplicativo entrou em operação no fim do ano passado, mas contabilizou um crescimento de 40% desde o início do isolamento social. Até o momento, cerca de 50 profissionais estão cadastrados na plataforma.
Gabriela Garcia, uma das fundadoras do app, conta que os trabalhadores passaram por um treinamento sobre os cuidados para prevenir a Covid-19. Além disso, também é feita uma breve entrevista com o cliente, com orientações.
A consultora do Sebrae-PR, Marcia Giubertoni, explica que, antes de se aventurar em uma nova profissão ou outra forma de oferecer o mesmo serviço, o trabalhador precisa responder algumas perguntas.
Repórter Francielly Azevedo