Paraná fecha junho com saldo positivo de empregos

Paraná fecha junho com saldo positivo de empregos

O Paraná registrou saldo positivo de 2.829 empregos com carteira assinada em junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira (28).

Foi o sexto melhor resultado do País, atrás de Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás, Maranhão e Pará, e o primeiro balanço positivo após três meses de baixas, apontando certo reequilíbrio da economia.

Os setores que mais se destacaram em junho foram a construção civil, com saldo de 1.828 empregos criados, seguido de indústria de transformação com 1.438 postos de trabalho, serviços industriais de utilidade pública com 161, agricultura 77 e serviços com 46 vagas preenchidas. O comércio foi o único grande segmento com saldo negativo, acumulando 721 demissões no mês.

No acumulado de janeiro a junho, o Paraná teve saldo negativo com a perda de 47.070 empregos, o que coloca o Estado em 20º no ranking do país. Ainda assim, o Estado está acima dos demais do Sul: Santa Catarina registrou resultado negativo de 53.592 empregos a menos no semestre, e o Rio Grande do Sul perdeu 94.490 vagas. Grandes centros como São Paulo (-364.470) e Rio de Janeiro (-184.928) também estão distantes de recuperar o fôlego no mercado de trabalho.

Foram três meses positivos e três negativos no ano. Em janeiro o saldo foi de 17.859 admissões e em fevereiro de 28.781, mas março (-13.277), abril (-55.008) e maio (-23.856) geraram grandes perdas no emprego formal.

O resultado semestral representa queda de 216,4% em relação aos 40.413 empregos criados entre janeiro e junho de 2019. No consolidado do ano, o Paraná aparecia em terceiro lugar no número absoluto de contratações e na quarta posição no saldo total de vagas de trabalho, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. O emprego crescia em sete dos oito segmentos analisados pela entidade ligada ao Ministério da Economia.

Repórter Vanessa Fernandes com informações da AEN

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu