Pequenos negócios têm geração recorde de empregos no Paraná

O Paraná teve 52,7 mil novos empregos criados pelos pequenos negócios no último mês de junho. O resultado é o melhor registrado nos últimos cinco anos. Os dados fazem parte do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Conforme o levantamento, pela quinta vez neste ano, os pequenos negócios sustentaram a geração de empregos no país.

Segundo o consultor de inteligência de mercado do Sebrae, Walter Xavier, os números representam uma retomada da economia.

No Paraná, o desempenho dos pequenos negócios acompanha o ritmo nacional. O saldo total de empregos no Estado neste mês de junho foi de 158 vagas, resultado puxado pelas micro e pequenas empresas, que abriram 961 postos de trabalho.  Neste primeiro semestre, o Paraná registrou a geração de 39.491 empregos. Os pequenos negócios foram responsáveis por 30.221 deles, 21,4% a mais que no mesmo período do ano passado, quando contrataram 24.893 trabalhadores.

O setor de Serviços alavanca o desempenho das micro e pequenas empresas, tendo admitido em junho deste ano 1.622 trabalhadores.

Depois do setor de serviços, aparecem a construção, que contratou 162 pessoas, e a Agropecuária, com 610 contratações. Em contrapartida, na Indústria da Transformação foram demitidos 942 empregados e no Comércio, 449.

Considerando o semestre, no entanto, o resultado dos pequenos negócios em variados setores segue positivo: o setor de Serviços puxou a criação de empregos, com 18.979 vagas. O número representa 62,8% das oportunidades abertas pelas MPEs de janeiro a junho de 2019 e 48% do total de vagas criadas no Estado no período. Na sequência, aparecem os setores Construção (5.299), Indústria da Transformação (4.325), Agropecuária (com 861), Comércio (533) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (269). A exceção é a área Extrativa Mineral (-45).

Repórter Francielly Azevedo



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu