Petrobras é a menos culpada pela alta dos combustíveis, diz EXAME/IDEIA

Nesta terça-feira, 26, começa a valer um novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel feito pela Petrobras. Para a maior parte da população, este aumento não é culpa da estatal. Segundo a mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, 45% acham que a responsabilidade é do governo federal, 28% acham que é dos governos estaduais, 16% culpam o mercado internacional, e apenas 11% acham que é reflexo das ações da própria companhia.

A pesquisa EXAME/IDEIA ouviu 1.295 pessoas entre os dias 18 e 21 de outubro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Clique aqui para ler o relatório completo.

 (Arte/Exame)

Maurício Moura, fundado do IDEIA, explica que esta percepção de que o governo federal tem mais responsabilidade pelo aumento nos preços dos combustíveis tem relação com a avaliação do presidente Jair Bolsonaro.

Quem aprova o governo federal acha que a culpa é dos governadores e vice-versa. Este é um tema que é bastante polarizado, a responsabilidade do ponto de vista da opinião pública”, diz. 

O número de brasileiros que avalia a gestão do presidente Jair Bolsonaro como ruim ou péssima é de 53%, segundo a EXAME/IDEIA. Quem acha o trabalho do presidente ótimo ou bom são 23%, e regular, 21%. O recorde de desaprovação foi registrado em julho, quando 57% avaliaram o governo negativamente.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu