PIB do Paraná deve fechar o ano em queda, diz Ipardes

PIB do Paraná deve fechar o ano em queda, diz Ipardes

O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná registrou queda de 7,52% no segundo trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O setor da indústria foi o que apresentou a maior queda de arrecadação entre os meses de abril e junho, com -13,31% na comparação com o mesmo período de 2019.

O PIB mede a atividade econômica de uma determinada região com a soma dos valores de bens e serviços finais produzidos.

De acordo com o Ipardes, o PIB do estado, no segundo trimestre de 2020, foi de pouco mais de R$ 109 bilhões. Já no primeiro trimestre, o PIB paranaense foi de quase R$ 129 bilhões.

Segundo o diretor de Pesquisa do Ipardes, Julio Suzuki, o resultado negativo foi reflexo das medidas mais rígidas de distanciamento social para o controle da pandemia no estado.

A queda no PIB também reflete na situação do desemprego no estado. Em junho, último mês comparativo do segundo trimestre, a taxa de desemprego no estado era de 11,1%. Eram 618 mil paranaenses desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Julio Suzuki, o cenário ainda é preocupante.

Por fim, o diretor de Pesquisa do Ipardes afirmou que o PIB paranaense, em 2020, será de queda, mas a expectativa é que o cenário mude em 2021.

Dos setores avaliados pelo Ipardes, apenas o de agropecuária apresentou números positivos no segundo trimestre, com aumento de 9,36% na comparação com o mesmo período de 2019. No entanto, na comparação com o primeiro trimestre de 2020, a queda de arrecadação foi de -1,52%.

Repórter William Bittar

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu