Pix devolução: sistema de pagamento instantâneo ganha nova funcionalidade

Nesta terça-feira (16), aniversário de um ano do Pix, o sistema de pagamento instantâneo ganha uma nova funcionalidade: devolução.

Para o BC (Banco Central), o novo mecanismo agiliza o processo de ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou falha operacional das instituições financeiras.

FUNCIONALIDADE DE DEVOLUÇÃO DO PIX: COMO FUNCIONA?

A opção de devolução do Pix é regulamentado por uma resolução editada pelo banco em junho de 2021. Desde então, as instituições financeiras estavam se adaptando aos procedimentos.

Até agora, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisavam estabelecer procedimentos bilaterais para devolver o dinheiro. Agora, com o Mecanismo Especial de Devolução, as regras e os procedimentos serão padronizados.

PIX SAQUE E TROCO

A partir de 29 de novembro, o BC irá liberar a função Pix Saque e o Pix Troco. As funções vão permitir um saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais e outros lugares de circulação.

  • Pix Saque: o cliente poderá fazer saques em qualquer ponto que ofertar o serviço, como comércios e caixas eletrônicos, tanto em terminais compartilhados quanto da própria instituição financeira. O correntista apontará a câmera do celular para um código QR, fará um Pix para o estabelecimento ou para a instituição financeira e retirará o dinheiro na boca do caixa;
  • Pix Troco: permite o saque durante o pagamento de uma compra. O cliente fará um Pix equivalente à soma da compra e do saque e receberá a diferença como troco em espécie. O extrato do cliente especificará a parcela destinada à compra e a quantia sacada como troco;

OPEN BANKING

O BC também pretende estender o iniciador de pagamentos ao Pix. Por meio dessa ferramenta, existente para pagamentos por redes sociais e por aplicativos de compras e de mensagens, o cliente recebe um link com os dados da transação e confirma o pagamento.

Com a troca de informações, o cliente poderá fazer transações Pix sem abrir o aplicativo da instituição financeira, como ocorre hoje. O usuário apenas clicará no link e informa a senha ou a biometria da conta corrente para concluir a transação. Tudo sem sair do site de compras, do aplicativo de entregas ou da rede social.

*Paraná Portal com informações da Agência Brasil.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu