Por que o Japão está atrasado na vacinação?

Em julho de 2020, o Japão tem pouco mais de um terço da população com ao menos uma dose tomada da vacina contra o coronavírus.

Estados Unidos e União Europeia têm cerca de 56% da população com uma dose, Israel tem 66% e o Chile, 71%.

A taxa japonesa é menor até mesmo que a de países em desenvolvimento, como Brasil (45% vacinados com a primeira dose) e Argentina (50%).

O que levou o Japão, um dos modelos de contenção da pandemia, a estar tão atrasado na vacinação comparado aos demais países ricos?

A vacinação no Japão só engrenou no último mês — em parte pela necessidade de aumentar a proteção às vésperas das Olimpíadas, que trarão ao país mais milhares de atletas estrangeiros e comissão técnica, apesar da ausência de público.

  • Até agora, o Japão vacinou 35% da população com ao menos uma dose.
  • Mais de 23% dos residentes foram vacinados completamente.
  • No Brasil, a título de comparação, são 45% vacinados com uma dose, e 17% vacinados completamente.

A boa notícia para o governo japonês é que, em julho, a vacinação superou a meta do premiê Yoshihide Suga, que era de aplicar 1 milhão de doses por dia.

Em várias datas deste mês, o país aplicou mais de 1,3 ou 1,4 milhão de doses, ante menos de 800.000 doses diárias em maio.

O avanço fez o número de pessoas que tomaram ao menos uma dose chegar a 44,6 milhões de residentes do país. Mas analistas avaliam que o processo deveria ter sido mais rápido. A demora japonesa é explicada por questões técnicas e culturais.

Exigências regulatórias

Uma delas foi a exigência de que as vacinas fizessem testes locais, enquanto várias agências regulatórias estrangeiras apenas aceitaram os resultados de testes de eficácia feitos em outros países.

Mas o Japão não foi um destino popular para testar vacinas, uma vez que o contágio no país foi baixo em boa parte da pandemia (o Brasil, pelo alto número de casos, foi palco de testes das vacinas de Pfizer, Janssen, AstraZeneca/Friocruz e Coronavac/Butantan).

A exigência regulatória japonesa terminou atrasando a aprovação das vacinas e o início da imunização.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu