Porto de Paranaguá tem a maior movimentação mensal desde a sua inauguração

Em junho, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá apresentou a maior movimentação mensal desde a inauguração do complexo, em 1973.

O volume de granéis exportados no mês chegou a quase 2,3 milhões de toneladas, superando o recorde anterior, registrado em abril do ano passado, de pouco mais de 2,2 milhões de toneladas.

Entre as explicações para este desempenho está a de que em Paranaguá, os grãos podem ser embarcados simultaneamente em três berços de atracação, exclusivos para granéis. E, também, a de que um mesmo navio pode receber mercadorias de diferentes produtores.

A soja foi o produto mais exportado em junho, com quase 1,1 milhão de toneladas embarcadas, o equivalente a 48% do total. Em seguida, o milho representou 32% dos embarques, somando 735 mil toneladas. E o farelo de soja correspondeu a 20% do total, com aproximadamente 456 mil toneladas exportadas.

A movimentação registrada em junho deste ano é 35% maior do que a do mesmo mês, em 2018.

Nos primeiros seis meses do ano, mais de 9,5 milhões de toneladas de grãos foram embarcadas pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá.

O produto mais carregado no semestre foi a soja, com quase 5,4 milhões de toneladas. Em seguida, veio o farelo de soja, com mais de 2,2 milhões de toneladas, e o milho, com quase 1,9 milhão de toneladas.

Destaque para a exportação de milho, que apresentou um aumento de mais 265%, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram 519,4 mil toneladas.

Por outro lado, a movimentação total registrada no primeiro semestre de 2018, ainda é 6% maior do que a deste ano. Nos primeiros seis meses do ano passado, foram quase 10,2 milhões de toneladas movimentadas pelo Corredor de Exportação.

Repórter Marcelo Ricetti



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu