A intenção de consumo caiu quase 28% desde o início da pandemia no Paraná. O índice foi revelado em uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) nesta quinta-feira (23).
Conforme o levantamento, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu os 84,3 pontos em julho. Foi o quarto mês consecutivo de queda no Paraná.
Na comparação com junho, houve redução de 1,3% neste mês; na variação anual, a diminuição foi de 14,3%. Mas o índice que mede as condições de consumo já caiu 27,6% no Paraná desde o início da pandemia, no mês de março.
De acordo com a Fecomércio, mesmo com esse resultado, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Paraná está acima da média nacional. O índice brasileiro é de 66,1 pontos neste mês, com variação mensal negativa de 4,0% e baixa anual de 26,4%.
A Fecomércio ainda informa que, apesar do cenário pouco favorável, no Paraná houve alta mensal em três componentes do índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) : a avaliação dos paranaenses sobre o Emprego Atual melhorou 3,0% e a Perspectiva Profissional cresceu 2,0%.
A Perspectiva de Consumo para os próximos meses subiu 11,7% na comparação com o mês passado. Mas essa melhora contrasta com uma queda de 56% em relação a julho de 2019.
Da Redação, com informações da Fecomércio-PR