Prisão de Queiroz tem efeito limitado no mercado financeiro

A prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), na manhã desta quinta-feira, 18, em Atibaia, São Paulo, não teve grandes impactos no mercado financeiro. A bolsa até abriu em leve queda, mas logo virou para a alta e caminha para os 100.000 pontos apoiado na esperança de que o Comitê de Política Monetária promova novos cortes de juros.

Suspeito de fazer “rachadinhas” no gabinete de Flávio Bolsonaro, quando este ainda era deputado estadual, Queiroz foi preso justamente em um imóvel de Frederick Wassef, advogado que defende Flávio neste mesmo caso e seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, no caso da facada de Adélio Bispo. Embora a prisão aumente o desgaste político do clã Bolsonaro, o mercado se mostra cético com relação a seus efeitos e aguarda novos desdobramentos.

Analistas ouvidos pela EXAME disseram que a prisão acaba sendo mais um capítulo na tensão política habitual do país. “Podemos dizer que não é nada diferente do que acontece toda semana. A prisão faz barulho, mas é algo pontual. É uma questão secundária”, afirma Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe da Levante Investimentos. Ele acrescenta que neste momento o foco político dos investidores é a relação do presidente Jair Bolsonaro com o Centrão. “Se o acordo for mantido, o governo consegue aprovar as reformas.”

Sobre as reformas, Rafael Panonko, analista-chefe da Toro Investimentos, acrescenta que a prisão de Queiroz pode atrasar o andamento, já que pode agravar a polarização política do país.“ O Ibovespa está em uma tendência de alta, qualquer acontecimento pode ser motivo para o investidor realizar de lucro.”

“A prisão de Queiroz é a grande incógnita, mas, a priori, a quase nula reação do mercado até agora aponta não haver nenhuma nova carta na mesa”, disse Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos. Segundo ele, o “tom menos beligerante” de Bolsonaro com outras esferas de Brasília e um aceno pacífico ao Supremo Tribunal Federal deve ser capaz de remover algum grau de incerteza política.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu