Privatização dos Correios caminha no Senado, com escolha de relator

Depois de ser aprovada na Câmara, no dia 5 de agosto, a privatização dos Correios caminha no Senado. A escolha do relator da matéria deverá acontecer até o final desta semana, segundo o senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. “O processo está caminhando bem, mas ainda precisam ser melhor discutidos pontos como a garantia de continuidade de universalização do serviço”, disse Alencar em entrevista exclusiva à EXAME.

Com 98.000 funcionários, os Correios são a estatal que mais emprega no país. O plano de venda da empresa prevê a estabilidade dos atuais servidores durante 18 meses após a privatização e a validade do plano de saúde por ano, benefícios considerados pouco comuns em processos de privatização. E quem for demitido deverá receber uma indenização correspondente a 12 meses de remuneração. Os sindicatos que representam os funcionários dos Correios se posicionaram contra a venda da estatal, com lobbies no Congresso, segundo a Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect).

Um dos argumentos levantados por partidos políticos e entidades de classe contrárias à privatização é o resultado financeiro da estatal nos últimos anos. “Os Correios estão dando lucro e fazem entregas no fundão do Brasil, então a desestatização precisa ser debatida com clareza”, diz Alencar. A empresa registrou lucro de 1,3 bilhão de reais em 2020, diante de 102 milhões reais em 2019. “Também é preciso ter mais clareza sobre a entrega de correspondências em todo o país”.

O projeto de lei dispõe do mecanismo de concessão das entregas de cartas e documentos. O vencedor da licitação deverá assinar um contrato com o governo federal a fim de garantir a continuidade das entregas postais em todo o território nacional. “Há regras específicas para garantir 100% de cobertura nacional do serviço”, disse o deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), relator do projeto de lei na Câmara.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu