Quarentena em SP: escolas ficam abertas, focadas em alunos mais vulneráveis

A partir de sábado, 6, todo o estado de São Paulo entra na fase mais restrita da quarentena, em que somente serviços essenciais são permitidos. Apesar disso, as escolas, tanto públicas quanto privadas, permanecem abertas. A rede estadual vai manter o ensino remoto, como já vinha ocorrendo. Pais e instituições de ensino têm autonomia para decidir se os alunos precisam de algum atendimento presencial.

Segundo o secretário de estado da Educação, Rossieli Soares, nas próximas duas semanas a presença não é obrigatória e a orientação é para priorizar alunos mais vulneráveis, como aqueles sem acesso à internet, que necessitam de alimentação escolar, ou com responsáveis em trabalhos essenciais.

“As escolas permanecem abertas. Obviamente com todos os cuidados e focadas nas pessoas que mais precisam. A escola é a última a fechar. Aprendemos muito na pandemia e sabemos que tem pessoas que necessitam. Para aqueles alunos que conseguem fazer ensino à distância, permaneçam assim”, disse Rossieli em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 3.

Ainda de acordo com o secretário, o transporte escolar será mantido. Para as unidades que estiverem abertas, é necessário seguir protocolos de segurança, como distanciamento de 1,5 metro entre os alunos, presença máxima de 35%, e uso obrigatório de máscara durante todo o período em que estiver na escola (veja abaixo).

No ensino superior, as aulas ficam 100% presenciais somente nos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina. Nos demais, só podem ser realizadas em formato virtual.

Especialistas em saúde ouvidos por EXAME dizem que neste momento, pelo alto número de internações em leitos de UTI e rápida transmissão da doença, o recomendado seria o fechamento das escolas, justamente para frear qualquer tipo de contato.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu