Queiroga não informa se governo comprará Coronavac para crianças

O Ministério da Saúde não informou nesta quinta-feira, 20, se comprará a vacina da Coronavac nem como será a distribuição do imunizante para ampliar a vacinação de crianças no Brasil. Ao contrário disso, o ministro Marcelo Queiroga disse que ainda aguarda publicação da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Diário Oficial da União.

A agência aprovou nesta quinta-feira, 20, o uso da vacina produzida pelo Instituto Butantan, em crianças de 6 a 17 anos de idade que não sejam imunocomprometidas. A imunização de crianças em meio à explosão de casos de covid-19 é considerada essencial para proteger esse público ainda vulnerável. As taxas de hospitalização de crianças têm aumentado e o Brasil é um dos países com mais óbitos infantis pela covid-19 em todo o mundo.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam seu bolso.

Nesta quinta-feira, a Anvisa analisou documentos enviados pelo Butantan que demonstram a segurança e a efetividade da Coronavac para a população pediátrica. A proteção do imunizante no Chile, país que já vem usando a Coronavac largamente em crianças, alcançou 90% contra hospitalizações. A vacina também apresentou alta taxa de segurança e poucas reações adversas.

Nas redes sociais o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que “todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para a PNO [Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19]. Aguardamos o inteiro [teor] da decisão e sua publicação no DOU [Diário Oficial da União]”, afirmou Queiroga.

Indagado sobre os planos de compra e distribuição do imunizante aos estados, o Ministério da Saúde informou apenas que o posicionamento da pasta é o mesmo do que foi informado pelo ministro nas redes sociais. O Instituto Butantan informou, na tarde desta quinta, que ainda não houve manifestação do Ministério da Saúde para comprar a Coronavac. “Estamos aguardando as tratativas pelos próximos dias.”

O estado de São Paulo começou a aplicação da Coronavac em crianças na tarde desta quinta-feira, 20, logo após a aprovação da Anvisa. E o governador, João Doria (PSDB) disse que todas as crianças do estado receberão a vacina contra a covid-19 em até três semanas.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu