Relatório: gastos com meio ambiente precisam quadruplicar em 30 anos

Até 2050, é preciso investir 8,1 trilhões de dólares na natureza para enfrentar com sucesso as atuais crises de biodiversidade, de degradação do solo e do clima pelo mundo. As informações são do relatório State of Finance for Nature, produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o Fórum Econômico Mundial e com a Iniciativa da Economia de Degradação da Terra e publicado no final de maio.

Isso significa que os gastos com soluções baseadas no meio ambiente, que giram em torno dos 133 bilhões de dólares anuais, precisam ser triplicados até a próxima década e quadruplicados em trinta anos. A diferença entre o que já é investido na natureza e a meta para 2050 é de 4,1 trilhões de dólares.

Os desafios

O levantamento indica que, para que se alcance o objetivo, é preciso realizar uma série de transformações estruturais nos próximos anos. Alguns exemplos dessas mudanças são o reaproveitamento de produtos agrícolas e fósseis considerados danosos ao meio ambiente e, é claro, a criação de novos incentivos econômicos e regulatórios que possam atrair investimentos na natureza.

Atualmente, apenas 2,5% dos gastos fiscais das 50 maiores economias do mundo são direcionados a iniciativas verdes, de acordo com um estudo da Universidade de Oxford em conjunto com o PNUMA.

É certo que a quantidade de recursos necessária para virar o jogo não é pequena: apenas os gastos com soluções ligadas à administração, conservação e restauração de florestas requer mais de 200 bilhões de dólares, segundo o documento.

Mas a recompensa é grande: em contrapartida, a área de florestas e de produções agroflorestais poderia crescer em 300 milhões de hectares até 2050 (o equivalente a dez vezes o estado do Rio Grande do Sul).



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu