Retomada total do turismo no Paraná será apenas em setembro

Retomada total do turismo no Paraná será apenas em setembro

Após cinco meses com o setor do Turismo fechado aqui no Paraná, entidades do setor estudam formas de retorno das atividades. De acordo com o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, desde o início do isolamento social, o governo vem debatendo com as associações que compõem a cadeia turística do estado, para definir os protocolos e o melhor momento para a retomada das atividades.

Segundo Jacob Mehl, ainda não há uma data definida, para que o turismo como um todo seja aberto, mas há uma expectativa para que aconteça no mês de setembro.

Enquanto a pandemia de Covid-19 persiste, a reabertura é feita aos poucos. É o caso de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, principal destino turístico do Paraná. O Parque Nacional do Iguaçu reabriu para visitantes nesta a terça-feira (04). É a segunda vez que que a administração do parque tenta retomar a rotina de visitas.

O governo do estado também anunciou para o próximo dia 15 a reabertura dos parques estaduais, como o Parque de Vila Velha e o Parque do Monge (Lapa).

Entre as unidades de conservação que poderão receber visitantes a partir do próximo sábado (15), está a Ilha do Mel, no litoral do estado. A reabertura da Ilha do Mel foi possível devido a um acordo firmado entre a Prefeitura de Paranaguá e o governo do estado.

Os moradores da cidade estão em alerta e preocupados com a propagação da Covid-19 no local, que até o momento não registrou nenhum caso de coronavírus. Atualmente, apenas moradores podem entrar e sair da localidade.

João Marcos Haluch, morador da Ilha do Mel, empresário e presidente da Associação de Moradores da Praia Grande, diz que a Ilha não está preparada para voltar a receber turistas neste momento. De acordo com ele, seria necessário reforçar os protocolos de segurança e fiscalização no embarque e desembarque dos turistas e fazer um trabalho de conscientização e preparação dos moradores para o retorno dos visitantes.

O presidente da Paraná Turismo João Jacob Mehl afirma que várias audiências públicas foram feitas com moradores da Ilha para um planejamento da reabertura.

Em Morretes, outro destino bastante procurado pelos turistas no litoral do estado, as atividades turísticas retornaram nesta sexta-feira (07), mas há limitação de público e todos os visitantes devem fazer um cadastro antes no site da prefeitura da cidade. As visitas estão permitidas apenas nas sextas-feiras, sábados e domingos.

Neste sábado (08), o passeio de trem entre Curitiba e Morretes também será retomado, após quatro meses de atividades suspensas, devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Serra Verde Express, empresa que realiza o passeio, o retorno das atividades será com rígidos protocolos de segurança e higienização, com capacidade de público de 50% e obrigatoriedade do uso de máscaras.

A reabertura total do turismo do Paraná segue em discussão e nesta quinta-feira houve uma reunião do Conselho Estadual de Turismo, com mais de 337 participantes e representantes do setor. A reunião on-line contou também com a participação do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Repórter Grasiani Jacomini

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu