Rio Grande do Sul exige passaporte de vacinação para eventos e festas

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia

A partir desta segunda-feira, 18, o Rio Grande do Sul passa a exigir passaporte de vacinação para atividades consideradas de alto risco de contaminação pelo coronavírus, como festas, eventos e jogos de futebol. A medida foi anunciada no começo do mês e os estabelecimentos tiveram este período de transição para se adaptarem à nova regra.

Além do comprovante, que pode ser físico ou eletrônico, o uso de máscara continua obrigatório, assim como a disponibilidade de álcool gel e distanciamento nunca inferior a um metro.

A regra estabelecida para o passaporte leva em conta o calendário de vacinação estadual. Atualmente, as pessoas com 40 anos ou mais são obrigadas a terem o esquema vacinal completo (com duas doses ou dose única) para acessar estes eventos. Entre 30 e 39 anos, a primeira dose tem de ter sido aplicada até o dia 31 de outubro, e a partir de novembro será exigido a vacinação completa.

No caso dos jovens, entre 18 e 29 anos, será exigida pelo menos a primeira dose até o dia 30 de novembro. A partir de dezembro, só entram em eventos pessoas totalmente imunizadas nesta faixa etária.

Além da carteira de vacinação, há algumas regras específicas para atividades com maior concentração de pessoas. Casas noturnas, bailes, eventos sociais e festas infantis que quiserem abrir pista de dança, por exemplo, deverão exigir testagem caso tenham público de 401 a 800 pessoas, assim como eventos corporativos com público de 2.501 a 10 mil pessoas.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu