Seis gigantes dos investimentos que não acreditam no sucesso do bitcoin | Future of Money

O crescimento do mercado de criptoativos trouxe uma série de nomes consagrados das finanças e dos investimentos para o setor nos últimos anos. Elon Musk, Ray Dalio, Bill Miller, Stan Druckenmiller e, mais recentemente, Barry Sternlicht são apenas alguns deles. Mas o bitcoin, claro, está muito longe de ser unanimidade no mercado financeiro – em especial entre pessoas de idade mais avançada.

Não são poucos os nomes famosos de Wall Street, do Vale do Silício ou de qualquer outro centro econômico ou de negócios relevante que se posicionam absolutamente contra o bitcoin e as criptomoedas de modo geral.

O caso mais emblemático é de Jamie Dimon, CEO do banco JPMorgan. Não por sua relevância, já que nomes muito mais conhecidos do grande público seguem pelo mesmo caminho, mas porque faz críticas com bastante frequência e, principalmente, porque mesmo se posicionando radicalmente contra os ativos digitais, sua empresa atua em diversas frentes relacionadas ao setor – oferecendo o investimento aos seus clientes e criando até uma criptomoeda própria.

Como Dimon, vários altos executivos dos EUA também já criticaram o bitcoin e deixaram claro que não têm o menor interesse em participar da onda que levou a criptomoeda a ganhos recordes – e que está próxima de atingir um novo recorde de preço. Confira seis deles:

Warren Buffett

Um dos investidores mais conhecidos e bem-sucedidos do mundo, fundador da oitava empresa mais valiosa do mundo, Warren Buffett é um dos alvos frequentes dos entusiastas dos criptoativos, já que sua opinião tem enorme poder de influência – e ele já se manifestou diversas vezes contra o setor.

“As criptomoedas basicamente não têm valor e não produzem nada. E o que você espera é que alguém apareça depois e pague mais do que você pagou, mas então essa pessoa terá um problema”, disse, no ano passado, à CNBC. “Em termos de valor: zero”, completou.

Michael Burry

Famoso por ter previsto (e lucrado com) a crise de 2008 e por ter sua história retratada no filme “A Grande Aposta”, no qual foi interpretado pelo ator Christian Bale, o excêntrico Michael Burry já falou diversas vezes sobre criptoativos nas redes sociais. No Twitter, onde costuma apagar todas as suas publicações pouco depois delas irem ao ar, fez críticas recentes às criptomoedas-meme como dogecoin e shiba inu, mas também já falou várias vezes sobre o bitcoin.

“O bitcoin é uma bolha especulativa que traz muito mais riscos do que oportunidades, apesar dos seus proponentes estarem certos nos seus argumentos sobre o porquê ele é relevante no momento atual da história”, publicou, em março. “A multidão com olhos de raio laser em suas fotos de perfil [brincadeira que surgiu no Twitter entre entusiastas do bitcoin] são todos robôs, gado, ou uma mistura dos dois”, publicou na útlima semana. No último sábado, ele voltou a falar do assunto, perguntando aos seus seguidores “como se faz short de uma criptomoeda”, sugerindo que poderá entrar no mercado para apostar contra ele.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu