Senador propõe zerar imposto sobre insumos para intubação

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um projeto de lei, nesta quarta-feira, 24, para zerar a alíquota de Imposto de Importação de todos os insumos necessários para intubação de pacientes até o fim da pandemia do novo coronavírus. Com recorde de internações em decorrência da covid-19, hospitais têm se preocupado com a possibilidade de falta dos produtos.

No texto, o senador alerta que o Brasil está na iminência de uma crise de abastecimento de insumos necessários para a intubação de paciente, como anestésicos injetáveis, relaxantes musculares e sedativos. “O Poder Executivo Federal, mais uma vez, falha no seu dever de proteger a vida e a saúde da população brasileira”, afirma.

Em março de 2020, o governo reduziu as alíquotas sobre produtos médicos, mas não renovou a medida, que perdeu a validade em 1º de outubro do ano passado. “Esta omissão contribuiu significativamente para a situação atual de desabastecimento dos insumos no Brasil”, diz Randolfe.

O senador lembra que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) avisou, em agosto de 2020, sobre a possibilidade de falta de kits para intubação. Ainda assim, naquele mês, o Ministério da Saúde cancelou a compra dos produtos, segundo o CNS, sem explicar a razão. O governo cancelou uma operação que importaria do Uruguai mais insumos médicos para tratamento e intubação de pacientes com covid-19.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu