Smart Fit e a covid-19: lucro em alta e sem cancelamento virtual

A rede de academias Smart Fit conseguiu resistir aos impactos do novo coronavírus na operação no fim de março. É o que mostram os resultados do primeiro trimestre da companhia divulgados nesta quinta-feira, 28.

O faturamento entre janeiro e março foi de 602,7 milhões de reais, alta de 36% em relação ao mesmo período de 2019. O lucro subiu 21%, para 25 milhões de reais.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 196,9 milhões de reais, subindo 49%. A margem Ebitda também cresceu 2,9 pontos percentuais, para 32,7%.

Para que sejam comparáveis com anos anteriores, os resultados desconsideram os efeitos contábeis da aplicação da norma IFRS 16, que permite que os compromissos futuros dos contratos de aluguel dos imóveis onde as academias funcionam sejam reconhecidos como passivos de arrendamento, e o direito de uso dos espaços é reconhecido como um ativo de mesmo valor. Considerando o efeito da norma, a Smart Fit teve prejuízo de 6 milhões de reais no primeiro trimestre de 2020.

A Smart Fit encerrou março com 850 unidades, 24 delas inauguradas no primeiro trimestre, antes do coronavírus. Até a divulgação dos resultados neste 28 de maio, a empresa havia reaberto 34 unidades, ou 4% das academias da rede.

O grupo de academias da Smart Fit inclui ainda as marcas Bio Ritmo e O2. Das unidades do grupo, mais de 40% estão no mercado internacional, com presença em onze países da América Latina.

No Brasil, as academias passaram a poder ser reabertas após serem classificadas como atividades essenciais por decreto do presidente Jair Bolsonaro no último dia 11 de maio, assim como barbearias e salões de beleza.

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