Surto de Influenza no Rio: sintomas podem ser confundidos com a covid-19

Com sintomas parecidos com a Covid-19, a Influenza é um vírus respiratório que possui uma transmissão parecida com o coronavírus. Na última semana, o Rio convive com um aumento repentino de casos de Influenza A na cidade e, segundo a secretaria municipal de Saúde, a cidade vive um surto da doença. Por isso, reforça que a vacina da gripe continua disponível para toda a população nas Clínicas da Família e nos postos de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

O imunizante está sendo ofertado para todos (exceto para crianças com menos de seis meses de idade) e pode ser aplicado no mesmo dia da vacinação contra a Covid-19. Durante a campanha de vacinação contra o coronavírus, entretanto, a secretaria havia determinado um intervalo de duas semanas entre os dois imunizantes.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a cobertura vacinal do grupo alvo da campanha de vacinação da gripe foi de apenas 57% da população. Apesar do encerramento oficial da campanha em agosto, enquanto houver imunizantes, será possível se vacinar contra a Influenza na rede pública.

— Temos cerca de 400 mil doses da vacina contra a gripe nas unidades de saúde do município, o que é suficiente para vacinarmos durante um longo período. Só solicitaremos mais doses ao Ministério da Saúde se for necessário, o que, pelo menos, ainda não aparenta ser. A gente nunca espera que tenha surto de gripe nessa época do ano, porque isso é uma característica dos meses de inverno, mas também era de se esperar que, quando houvesse uma baixa nos casos de Covid, outra doença respiratória poderia ressurgir: tivemos pouquíssimos casos de Influenza nos últimos dois anos, o que indica que temos muitas pessoas suscetíveis à doença ainda — disse Soranz.

Ele explicou ainda que não foram encontradas evidências de que existam efeitos colaterais quando as vacinas para Covid-19 e Influenza e que, por isso, o protocolo da pasta de fazer um intervalo de 15 dias entre os dois imunizantes foi abolido.

— Ainda não temos dados consolidados sobre quantos testes deram positivo para a Influenza na última semana, estamos trabalhando com amostragens. Mas menos de 3% dos casos testados nesse período apresentaram positividade para Covid-19. A principal estratégia para conter a disseminação é vacinar contra a gripe: apesar de ser menos letal do que a Covid, merece toda a atenção, principalmente para grupos que costumam ter sintomas mais graves, como crianças de até seis anos, gestantes e idosos — concluiu o secretário.

Há duas principais formas de contaminação. A primeira, de forma direta, ocorre ao ter contato com secreções das vias respiratórias de alguém que está contaminado ao conversar, espirrar ou tossir. Também há possibilidades de contaminação de forma indireta, ao tocar em superfícies contaminadas e levar as mãos aos olhos, bocas e nariz.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu