Televendas em e-commerce faz startup gaúcha dobrar de tamanho na pandemia

Sócios-fundadores da Appmax, que surgiu em 2018

Sócios-fundadores da Appmax, que surgiu em 2018 (Appmax/Divulgação)

É difícil não pensar em automatização de processos quando se fala de fintechs. Só que a startup gaúcha Appmax aposta pelo contrário: humanizar o contato com clientes e vale até a técnica old school de ligar para reverter a desistência de quem chegou até o carrinho de compras do e-commerce. E deu certo, porque, já no primeiro ano, foram processados 150 milhões de reais (e 35% foram por televendas).

De acordo com Betina Wecker, diretora de operações e sócia-fundadora da empresa, esse atendimento garante aumento de até 55% das vendas. “Nós entendemos que é importante aumentar o faturamento dos nossos clientes. Não adianta colocar uma solução completamente automatizada, mas que dá falsos positivos de fraude. E o computador não sabe exatamente o que o consumidor quer”, diz.

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Por isso, a plataforma optou pelo sistema antifraude híbrido, que liga para os compradores com pedidos recusados pela operação automática e realiza manualmente o cruzamento de dados para verificar qual foi o motivo da suspeita (que inclui erros de digitação). Com o método, a taxa de negativas, que chega a ser de 35% no sistema mais comum de meios de pagamento do mercado, reduziu para apenas 10%.

De 2018 para cá, a empresa, que começou com dois irmãos, saltou para 328 funcionários e, deste total, 113 foram contratos desde o início de 2021. “De cara, já pegamos um escritório para 50 pessoas porque a gente sabia o negócio daria certo ou daria certo”, afirma a sócia. Ainda para este ano, a previsão é de praticamente dobrar o quadro de funcionários – e todos eles com regime de contrato CLT.

“Normalmente as startups preferem contratar com regime PJ pelo risco do negócio. Mas, desde o início, a gente apostava muito no nosso modelo. E, apesar de a contratação por PJ reduzir os impactos e riscos de custos, a CLT garante mais segurança para os funcionários. Temos uma liderança muito próxima dos nossos colaboradores. E queremos continuar assim para as próximas contratações”, diz.

Neste ano, plataforma prevê crescimento e o sobro de faturamento

Neste ano, plataforma prevê crescimento e o sobro de faturamento (Appmax/Divulgação)

No último mês, a Appmax fechou o melhor período da história, com 145% de aumento em comparação a março do ano passado. Em relação aos meses de outubro a dezembro de 2020, o crescimento foi de 40% no primeiro trimestre de 2021. E, segundo Betina Wecker, a previsão é de que o faturamento dobre neste ano, com estimativa para movimentar 1 milhão de reais em valores na plataforma.

Também está nos planos da fintech abrir uma rodada de investimentos de 100 milhões de reais para incrementar as áreas de tecnologia, marketing, comercial e comprar empresas menores que prestam serviços aos clientes, como emissão de nota fiscal e processamento de pagamentos. Por enquanto, o valuation não está definido, mas já está sendo elaborado com a Endeavor, uma rede de apoio a empreendedores.

Neste momento, a sociedade é formada pela diretora de operações junto ao irmão, Marcos Wecker – que é diretor executivo –, e o sócio Gustavo Krüger. “Estamos no começo das análises de investimento. Será por questão de escala e para aumentar nossa carteira de clientes. E, até agora, crescemos só com os investimentos internos e nossa empresa sempre gerou caixa”, afirma Betina Wecker.

Para os próximos passos, a executiva não descarta a possibilidade de atender marketplaces, ainda que o foco atual seja no e-commerce. “Esse é um mercado no qual temos know how, porque, antes de tudo, começamos com comércio virtual. E, por isso mesmo, temos visão das necessidades dos nossos clientes. Mas isso não significa que a gente não vislumbra atender marketplaces no futuro”, diz.

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