Trecho de ferrovia Oeste-Leste é arrematado por R$ 32,7 milhões pela Bamin

A Bahia Mineração (Bamin) venceu o leilão de concessão do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, nesta quinta-feira, 8. A companhia foi a única a participar da disputa, na sede da B3, em São Paulo, com lance de 32,73 milhões de reais, equivalente ao lance mínimo.

Além da outorga inicial, a empresa precisará pagar trimestralmente valores relativos à outorga variável, de 3,43% sobre a receita operacional bruta da ferrovia em cada período.

Ao longo dos próximos 35 anos, prazo de duração da concessão, a companhia investirá ao menos 3,3 bilhões de reais na ferrovia, 1,6 bilhão de reais para concluir as obras na região. A Fiol começou a ser construída em 2010, mas, até agora, cerca de 75% das obras da ferrovia estão prontas. A Bamin vai assumir a parte que falta.

O trecho, de 537 quilômetros de extensão, é um importante corredor logístico de minério de ferro e grãos no estado, o que explica o interesse da Bamin, que também opera o Porto Sul, em Ilhéus, e a Mina Pedra de Ferro, em Caetité. A conclusão da ferrovia é essencial para facilitar o escoamento do minério.

A companhia pretende investir no trecho para viabilizar o transporte de 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A expectativa do Ministério da Infraestrutura é de que o trecho comece a operar em 2025, com transporte de mais de 18 milhões de toneladas de carga. Em 2035, a capacidade deve chegar a 50 milhões de toneladas.

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