Universidade de Cambridge cria centro de filantropia de olho em emergentes

Existe uma lacuna anual de 2,5 trilhões de dólares até 2030 para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A crise atual agravou esse déficit, e o Banco Mundial alertou que a pandemia poderia arrastar até 100 milhões de pessoas para a extrema pobreza em 2020. É nesse cenário crítico que a filantropia pode ajudar mais do que nunca. Por isso, a Escola de Negócios e Direito da Universidade de Cambridge (University of Cambridge Judge Business School) criou um Centro de Filantropia Estratégica para acompanhar e incentivar as iniciativas dessa natureza nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. 

Um dos primeiros projetos de pesquisa, previsto para ser concluído no terceiro trimestre deste ano, avaliará se houve mudança nos projetos filantrópicos em resposta à pandemia tanto no que diz respeito ao direcionamento dos recursos (por exemplo, a países de baixa renda) quanto aos setores (por exemplo, à saúde). Também considerará até que ponto os doadores aumentaram ou diminuíram o volume de doações ou alteraram a duração e condicionalidades. Em última análise, o estudo buscará determinar se as mudanças terão impacto na forma como a filantropia é praticada no futuro.

“São empregados por ano mais de 1 trilhão de dólares de capital filantrópico privado, mais do que o triplo dos orçamentos anuais de desenvolvimento global e ajuda humanitária combinados. As evidências também são esmagadoras de que o Brasil e outras economias emergentes do mundo estão se tornando uma fonte cada vez mais poderosa de capital filantrópico e inovação social”, diz Badr Jafar, patrono fundador do Centro de Filantropia Estratégica, em nota, com exclusividade à EXAME.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu