Usaflex aposta no digital para deixar imagem de “sapato da vovó” para trás

Com uma história marcada pela imagem de “sapato da vovó”, a Usaflex, fabricante gaúcha de calçados confortáveis, acredita que esse retrato já é coisa do passado. Passando por uma fase de reformulação de negócios desde que mudou de dono, há cinco anos, a empresa começa a rejuvenescer sua clientela com um processo de transformação digital iniciado neste ano e que deverá consumir 100 milhões de reais até 2025. O dinheiro poderá ser usado, em parte, para uma aquisição voltada para o mundo online.

Apesar de a estratégia ainda estar no início, os resultados já começam a aparecer. Até pouco tempo atrás, 70% das vendas vinham de mulheres acima de 40 anos — número que agora é de 55%. No digital, diz o presidente da empresa, Sergio Bocayuva, 60% das vendas se concentram em mulheres de 25 a 45 anos. A estratégia de migração para a internet é ousada. A meta é passar de 5,8% de vendas pela web, em 2020, para 27,8%, em 2025.

Reflexo da pandemia de covid-19, a aposta da Usaflex no digital motivou a contratação do executivo Lucas Neves, ex-Lojas Renner. “No futuro IPO (oferta inicial de ações), uma das perguntas que os potenciais investidores tendem a fazer é sobre como está a venda no digital”, diz Neves, que adianta que a marca estará mais forte, em breve, nos marketplaces. Hoje, já é possível encontrá-la nas plataformas de C&A, Renner e Mercado Livre, por exemplo.

No início dessa jornada rumo ao mundo online, 54 lojas da Usaflex, de 270, já estão plugadas ao canal digital. Esse número subirá a 100, em outubro, e a 178, em novembro. Em paralelo, o número de lojas físicas também vai crescer: a previsão é que chegue a uma faixa entre 430 a 515 também em 2025.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, a referência no setor de calçados, quando o assunto é digitalização, é a Arezzo. Por lá, a fatia do online já chega em 25%. “A Arezzo evidencia o potencial que a Usaflex tem de crescimento no digital”, comenta.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu