Vacinem adultos na Índia antes de crianças nos EUA, pedem médicos

Um grupo de médicos nos Estados Unidos fez nesta quarta-feira, 12, um apelo ao governo americano: não vacinar adolescentes, ainda que haja doses disponíveis. O motivo não é a segurança das vacinas, mas a falta de doses mundo afora.

Intitulado “Crianças americanas podem esperar”, o artigo foi publicado na revista americana The Atlantic, assinado por três profissionais renomados no debate sobre a covid-19 nos EUA: Tracy Beth Hoeg, médica atuante e também pesquisadora na Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis), o hematologista e oncologista Vinay Prasad e a médica Monica Gandhi, ambos da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF).

Os profissionais argumentam que “os Estados Unidos e outras nações ricas terão a oportunidade de salvar centenas de milhares de vidas ameaçadas pela covid-19 no sul da Ásia” e que, “em nome da equidade global, os americanos deveriam retardar a vacinação de nossas crianças”.

O artigo se refere sobretudo à crise na Índia, que piorou no último mês devido ao surgimento de uma nova variante, mais contagiosa. O país superou ontem os 250.000 mortos por covid-19 e a média móvel passa de 3.800 mortes por dia. A guerra contra o vírus na Índia é especialmente delicada pela população numerosa do país, que supera 1 bilhão de habitantes, e pela alta taxa de pobreza.

O debate sobre a vacinação em crianças acontece após a FDA, agência reguladora de medicamentos nos EUA, autorizar na segunda-feira, 10, que a vacina de Pfizer/BioNTech seja aplicada em crianças de 12 a 15 anos. Nesta quarta-feira, 13, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) se reuniu e reforçou a decisão da FDA, também recomendando o uso da vacina nos adolescentes.

No artigo à The Atlantic, no entanto, os médicos defendem que somente crianças com alguma comorbidade específica sejam vacinadas. Do contrário, apontam que o risco de casos graves em crianças é extremamente pequeno, não maior do que o da gripe comum.

Das mais de 581.000 mortes por covid-19 nos EUA até o momento, só cerca de 300 foram em pessoas com menos de 18 anos.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu