Vendas no varejo seguem em recuperação no Paraná

Vendas no varejo seguem em recuperação no Paraná

As vendas no comércio varejista paranaense mantiveram em agosto os níveis de recuperação observados nos meses de julho e junho, após as intensas quedas registradas em abril e maio. É o que revela o boletim conjuntural elaborado pelas secretarias da Fazenda e do Planejamento e Projetos Estruturantes do Governo do Estado, que foi divulgado nesta quinta-feira (10). O levantamento mostra que 6 dos 11 segmentos analisados fecharam o mês com altas nas vendas, em relação a agosto do ano passado.

Pela primeira vez desde o início da pandemia o número de segmentos com aumento nas vendas superou o de grupos em baixa no fechamento do mês.

Os setores em alta são áudio, vídeo e eletrodomésticos, com crescimento de 50%, informática e telefonia com 20%. Também em alta os setores de materiais de construção e ferragens, cama, mesa e banho, hipermercados e supermercados e farmácias.

Houve quedas nas vendas de restaurantes e lanchonetes, calçados, vestuário e acessórios e veículos novos.

Os percentuais de queda, no entanto, são os mais baixos desde março, o que demonstra reação constante.

O valor médio de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas em agosto, na comparação com os meses anteriores, confirma a tendência de recuperação. Houve crescimento nos comércios atacadista e varejista e na indústria de alimentos.

A exceção foi a indústria de transformação, com pequena retração. O estudo também aponta que 98% das empresas já estão em atividade no Paraná, em média. Em Curitiba o índice está em 94%.

Considera-se ativa aquela que emitiu ao menos um documento fiscal no período analisado, de 31 de agosto a 04 de setembro. Alguns municípios já atingiram valor absoluto de 100%, que é uma referência ao começo da pandemia, como Maringá, Ponta Grossa, Colombo, Francisco Beltrão, Pato Branco, Araucária, Arapongas, Umuarama, Pinhais e Guarapuava.

Repórter Grasiani Jacomini com informações da AEN

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu