Voos a lazer começam a ser retomados em todo Brasil

Voos a lazer começam a ser retomados em todo Brasil

Quem mora em regiões próximas às rotas aéreas ou ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, percebeu durante os meses mais críticos da pandemia uma redução significativa na quantidade de aviões circulando. Agora, com a chegada do chamado platô e o retorno de algumas atividades comerciais, o movimento de aeronaves voltou a ser presente nos céus da Grande Curitiba.

O mês mais crítico para a aviação civil foi abril. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a demanda por voos domésticos nacionais caiu 93,09%, em relação ao mesmo período do ano passado.

No Aeroporto Afonso Pena, conforme dados da Infraero, apenas 10.334 passageiros embarcaram em abril. Enquanto que no mesmo mês do ano passado, foram 269.084 pessoas embarcando.

Em relação aos voos, 232 aeronaves decolaram do Afonso Pena em abril de 2020. Já no mesmo mês do ano passado foram 2.658 decolagens.

Desde o último mês de julho, o volume de voos começou a aumentar, em razão da retomada de muitas atividades. De acordo com a Abear, a demanda por voos domésticos registrou queda de 78,9% em julho, se comparado ao mesmo período de 2019.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, conta que agora em agosto os números são ainda melhores.

Sanovicz destaca que a aviação doméstica brasileira foi uma das poucas no mundo que não parou completamente.

Outro levantamento da Abear mostra que o Aeroporto Internacional Afonso Pena teve, nesta semana de 24 de agosto, uma média de 23 decolagens por dia.

Apesar do volume de turistas ser menor, a Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav) aponta que as pessoas voltaram a buscar pacotes para lazer, como relata o diretor da entidade Pedro Kempe.

Kempe conta que as pessoas estão priorizando destinos que tenham voos diretos, sem conexão.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que vários protocolos sanitários são seguidos nos aeroportos e a bordo dos aviões. Por causa da pandemia, o uso de máscaras de proteção é obrigatório durante todo o voo e permanência nos aeroportos. Além disso, as aeronaves possuem um sistema que renova o ar do avião a cada três minutos e há filtros que bloqueiam 99,9% dos vírus e bactérias, incluindo o novo coronavírus.

Repórter Francielly Azevedo

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu