Yunes, do Mercado Livre: “os vencedores no mundo não têm lojas físicas”

O mundo era outro quando o executivo Fernando Yunes foi convidado a conversar com as lideranças do Mercado Livre. A América Latina ainda tinha alguns poucos casos de coronavírus e as quarentenas começavam a ser implementadas. Em uma das conversas, na Argentina, terra-natal da companhia, Yunes voltou ao Brasil dias antes de a fronteira fechar, em março. “Por pouco não fico preso lá”, brinca. Desde então, o Brasil passou de 1 milhão de casos de coronavírus e colocou mais da metade da população em quarentena. O Mercado Livre, por sua vez, se viu no centro de uma pequena revolução no comércio eletrônico da região, com milhões de clientes comprando pela internet pela primeira vez e experimentando categorias antes com pouca penetração online, como saúde e bens de consumo.

É neste “novo mundo” que Yunes assumiu no último mês o cargo de vice-presidente sênior do Mercado Livre, com a missão de coordenar a operação no Brasil. Com crescimento de mais de 100% em algumas categorias em meio à pandemia, é um desafio pouco trivial manter rodando um ecossistema que envolve mais de 250 milhões de produtos, 40 milhões de clientes, 11 milhões de vendedores e um terço do comércio eletrônico brasileiro.

No esforço de expandir a logística própria e melhorar seus prazos de entrega e a penetração em todo o Brasil, o Mercado Livre anunciou um novo centro de distribuição na Bahia, o primeiro no Nordeste. O espaço se soma aos centros em Louveira e Cajamar, em São Paulo. Há conversas para um outro espaço na região Sul. Hoje, mais de 50% dos produtos vendidos no Mercado Livre têm entrega própria — um papel que antes pertencia a parceiros como os Correios. “A ideia é encher esses galpões, não temos um gargalo de espaço”, diz Yunes.

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