Leilão do 5G: ágio de R$ 5 bilhões superou expectativas, diz ministro

Depois de um dia e meio de lances disputados, realizados por 15 empresas, o leilão do 5G terminou nesta sexta, 5, com um saldo de 46,79 bilhões de reais, pouco abaixo dos 49 bilhões de reais previstos pelo governo, e um ágio de 5 bilhões de reais. A licitação também marcou a chegada de quatro novos players ao mercado, entre eles a Brisanet, maior provedora da região Nordeste, e a paraense Sercomtel. “Isso deve movimentar bastante a concorrência no setor”, disse o ministro Fábio Faria, das Comunicações, em entrevista exclusiva à EXAME logo após a última batida de martelo. “O resultado do leilão foi surpreendente, prinncipalmente pela disputa gerada e o ágio”.

Um dos principais pontos de atenção era garantir os 40 bilhões de reais estipulados como o volume de investimentos necessários para ampliar o acesso à internet no país, segundo o ministro. “Trata-se de algo fundamental para proporcionar a ampliação do acesso à internet”, afirmou.

As operadoras que levaram lotes disponibilizados no leilão deverão arcar com uma série de obrigações previstas em um cronograma de entregas. Até meados de 2022, o sinal 5G deverá estar habilitado em todas as capitais e no Distrito Federal – nos próximos anos, serão conectados 31.500 quilômetros de rodovias federais, além de 9.600 locais em áreas rurais e povoados. Também há a obrigação de levar a internet às escolas públicas.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu