Câmara aprova projeto que limita ferramentas da oposição em votações

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, por 337 votos a favor e 110 contra, uma mudança no regimento interno da Casa que limita a atuação de parlamentares de oposição durante as votações. A proposta, encampada pelo Centrão e pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), diminui as ferramentas disponíveis para que deputados possam obstruir a análise de propostas. Logo depois, Lira declarou que considera promulgada a proposta.

Para investir de forma segura e ganhar dinheiro na renda fixa, confira a análise de Renda Fixa da EXAME Research.

Na redação da última versão do projeto, endossada pela maioria, o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), fez algumas concessões a oposicionistas. Partidos de esquerda, porém, se manifestaram contra as alterações. Parlamentares argumentam que as mudanças atentam contra a minoria no parlamento e têm por objetivo cercear o debate democrático.

“Desde o início, [a ideia] era que o texto pudesse expressar o sentimento desta Casa de diminuir os mecanismos de obstrução meramente protelatória, mas, ao mesmo tempo, ampliar as possibilidades de discussão de mérito da matéria, valorizando o debate político de conteúdo, feito parte a parte, e valorizando o legítimo direito da oposição”, defendeu Marcelo Ramos.

O desejo de alterar o regimento para dar mais celeridade às votações é antigo. Em seu período à frente da presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) chegou a sinalizar que pautaria a proposta. O assunto, porém, não foi adiante. Autor da proposição original, redigida em 2019, Efraim Filho (DEM-PB) argumenta que o novo regimento trará mais qualidade ao debate.

A oposição, por sua vez, argumentou que as mudanças vão favorecer a aprovação de pautas do governo Jair Bolsonaro. Logo após o término da votação, deputados começaram a debater um projeto que trata do licencimento ambiental. As novas regras para discussão, porém, só começam a valer a partir da publicação das alterações do regimento, o que deve ocorrer na quinta-feira.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu