O comércio foi um dos setores que mais sofreu com a pandemia de Covid-19. Em Curitiba, as lojas passaram semanas fechadas na incerteza de um futuro. Muitos empresários tiveram que encerrar as atividades e os que continuaram a funcionar ainda vivem preocupados.
Como estratégia de sobrevivência, os lojistas apostam em promoções. Desta terça-feira (3) até o próximo dia 13 de setembro, ocorre em todo o país a “Semana do Brasil”, criada para aquecer as vendas no período em que se comemora a Independência do país.
O evento reúne lojas de diferentes setores que se propõem a oferecer descontos aos consumidores. Coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), o tema deste ano é “Vamos em frente, com cuidado e confiança”.
Segundo o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, após meses de queda nas vendas provocada pela pandemia da Covid-19, a ação poderá ajudar na recuperação do comércio.
De acordo com um levantamento do Ebit/Nielsen, referência em informações sobre o e-commerce brasileiro, na edição da “Semana do Brasil” do ano passado, as vendas online cresceram 41%, enquanto que o varejo presencial registrou um aumento de 11,3%.
Por causa da pandemia, lojas que não aderiram ao evento em 2019, resolveram entrar na campanha neste ano. Daniella Soni é gerente de marketing de um shopping no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, e conta que os descontos chegam a 70% para atrair o consumidor.
Para quem não quer ir ao local por causa da pandemia, as vendas online permanecem. Várias lojas também continuam com os sistemas drive-trhu ou delivey. Daniela reforça os cuidados para que todos tenham compras seguras.
As lojas participantes da campanha podem ser encontradas no site semanadobrasil.com.
Repórter Francielly Azevedo