Gigantes duty free têm voos gratuitos para atrair clientes VIP

No mês passado, Hyun Jung-a embarcou em um voo no aeroporto Incheon, na Coreia do Sul. Cerca de 2 horas depois, ela estava de volta ao mesmo aeroporto e fazendo compras no free shop, apesar de nunca ter pousado em outro país.

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O voo da Air Busan, organizado pela empresa Lotte Duty Free para seus clientes VIP, foi o primeiro de Hyun desde o início da pandemia e não lhe custou um centavo. Como a aeronave deixou brevemente o território coreano e passou por uma ilha japonesa, os 130 passageiros a bordo puderam fazer compras em lojas duty free em Seul, normalmente reservadas para passageiros de voos internacionais.

Voos como esse são uma tentativa das operadoras duty free de salvar uma indústria dizimada pela covid-19. Antes do vírus, os negócios estavam crescendo — o mercado global duty free valia 85 bilhões de dólares em 2019 e caminhava para chegar a 139 bilhões em 2027, de acordo com pesquisa da Verified Market Research.

As vendas despencaram à medida que os países restringiam as viagens internacionais. Globalmente, apenas 1,8 bilhão de pessoas pegaram voos regulares no ano passado, em comparação a 4,5 bilhões em 2019, segundo a Organização da Aviação Civil Internacional. A receita anual para o gigante duty free suíço Dufry AG, que opera free shops em todo o mundo, caiu 71%.

Hotel Shilla, a segunda maior operadora duty free da Coreia do Sul — atrás apenas da Lotte —, está oferecendo 114 assentos em dois dos chamados voos para lugar nenhum marcados para os dias 23 e 30 de maio e destinados a clientes que gastaram mais de 550 dólares em suas lojas desde 3 de maio. A Lotte está lançando outros cinco voos desse tipo este mês.



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