Guerra entre Rússia e Ucrânia pode elevar preço do seu pãozinho francês

O aumento das tensões entre Rússia e Ucrânia pode ter reflexos na economia mundial. Na sexta-feira, 10, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu, em entrevista a um canal de televisão, para que os cidadãos americanos deixem a Ucrânia imediatamente. O secretário de Estado, Antony Blinken, enfatizou que a Rússia pode invadir a vizinha a “qualquer momento”.

Ainda que o mercado não acredite que um conflito entre os dois países possa de fato ocorrer, as movimentações de tropas russas na fronteira ucraniana levam a uma escalada de incertezas, que prejudicam o comércio na região. Com a economia dos dois países baseada em commodities, as movimentações lá impactam também o Brasil.

Grandes produtores de trigo, os dois países representam quase 30% do mercado exportador da commodity, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

O Brasil não tem compras relevantes com a Rússia ou mesmo com a Ucrânia, mas mudanças de oferta do grão podem elevar os preços e refletir em toda a cadeia, culminando no aumento do quanto se paga no pãozinho francês na padaria mais próxima da sua casa.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu