Itapemirim começou com capital social de R$ 380 mil, valor baixo no setor

O contrato social apresentado pela Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) para obter a autorização para operação junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indica que a empresa tinha apenas R$ 380 mil como capital social, de acordo com documentos aos quais o GLOBO teve acesso.

Especialistas no setor aéreo avaliam que o montante é muito baixo para a operação em aviação, ainda que não haja um impedimento legal para a concessão da autorização por essa razão.

A agência reguladora defende a certificação de voo para a empresa e diz que não podia impedir operação da aérea que deixou milhares sem voar, conforme O GLOBO publicou hoje.

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Os R$ 380 mil do capital social da ITA eram divididos em duas quotas. A maior parte, R$ 379 mil, era da Viação Itapemirim, empresa do setor de ônibus que já estava em processo de recuperação judicial.

Os outros R$ 1 mil pertenciam ao outro sócio da empresa, Sidnei Jesus Piva, que também era o representante da Viação Itapemirim e, portanto, a única pessoa a assinar o contrato.

Para especialistas, capital é baixo para setor de alto custo

Especialistas no setor ouvidos pelo GLOBO, e que não quiseram se identificar, ponderam que o valor é baixo para o tamanho da operação, num setor de alto custo e que vem sofrendo com a alta do dólar.

A moeda americana influencia o preço dos combustíveis e do arrendamento de aeronaves e é um dos fatores por trás da alta no preço das passagens das companhias aéreas no país.

É o capital social que pode dar alguma garantia em momentos como esse enfrentado pela ITA, que está com o pagamento a fornecedores e dos salários de funcionários em atraso e com milhares de passageiros pedindo ressarcimento dos valores pagos em viagens canceladas.



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