Os 10 melhores investimentos de 2022: Tesouro Selic e fundos de ações estão na lista

Tesouro Selic, o investimento mais indicado para a reserva de emergência, liderou o ranking dos melhores investimentos de renda fixa em 2022, com rentabilidade de 12,76%.

O título público negociado pelo Tesouro Direto é indexado à taxa básica de juro, ou seja, oferece rendimento igual à variação da Selic mais uma taxa prefixada de juros. A Selic começou o ano a 9,25% e encerra 2022 a 13,75% ao ano, o que valorizou os títulos.

Quer começar a investir? Abra sua conta gratuitamente no BTG Pactual

CDI, que serve como referência para aplicações de renda fixa no período, rendeu e 12,37% no ano.

Made with Flourish

Renda variável

Entre os investimentos de renda variável, os fundos de ações do tipo Valor/Crescimento lideraram o ranking do ano, com ganhos de 11,34%.

Made with Flourish

Os fundos de ações Valor/Crescimento buscam retorno por meio da seleção de empresas cujo valor das ações negociadas esteja abaixo do “preço justo” estimado (estratégia valor) ou aquelas com histórico ou perspectiva de continuar com forte crescimento de lucros, receitas e fluxos de caixa em relação ao mercado (estratégia de crescimento).

No ano, o Ibovespa subiu 4,7%.

O que ponderar ao investir

Para todos os investimentos, a orientação é sempre lembrar que rentabilidade passada não significa garantia de rendimento futuro.

Também é importante mencionar que o ranking de investimentos considera a rentabilidade bruta das aplicações, sem descontar o imposto de renda (IR) e as taxas cobradas por fundos, gestoras e corretoras.

Nas aplicações em fundos de ações, há cobrança de IR de 15%. Nos fundos de curto prazo, a alíquota é de 22,5% para resgates em até 180 dias e de 20% para resgates depois de 180 dias.

Nas demais categorias de fundos (longo prazo), a tributação segue tabela regressiva, em que a alíquota varia entre 15% e 22,5%, conforme o prazo de vencimento.

Os títulos públicos também são tributados pela tabela regressiva de IR. A poupança não tem cobrança de IR.

Prio, WEG, IRB: conheça as maiores altas e baixas do Ibovespa no governo Bolsonaro

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu