País fecha parceria com Musk para levar internet à Amazônia, diz ministro

A parceria com a SpaceX, do bilionário Elon Musk, para levar internet à Amazônia, escolas rurais e áreas remotas no Brasil, já está acertada, disse o ministro Fábio Faria, das comunicações, em entrevista exclusiva à EXAME. Faria se reuniu nesta segunda, dia 15, à noite com Musk no Texas, onde o empresário mora. Na manhã de ontem, o encontro foi com Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, na Califórnia, sede da companhia. “Está tudo acertado”, diz Faria. “As reuniões foram ótimas”.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

A empresa deve utilizar sua mega constelação de satélites de baixa órbita para conectar locais remotos no Brasil, assim como já faz em outros 17 países. “Até o primeiro semestre do ano que vem, a conectividade já deve estar implementada na Amazônia, escolas rurais e outros locais atualmente sem acesso à internet”, afirma Faria.

A SpaceX possui hoje mais de 1.700 satélites de baixo custo que oferecem conectividade de alta velocidade e baixa latência. O acesso à internet é feito por meio de kits de recepção de sinal. A empresa pretende colocar mais 2.500 satélites em órbita no curto prazo, totalizando 4.200, até chegar a 30.000. Concorrentes como a britânica OneWeb, com a qual o ministro teve uma reunião no último dia 11 na Escócia, durante a COP26, a conferência mundial do clima, possuem uma abrangência menor, com 348 unidades.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu