PIB do Brasil fecha 2023 com alta de 2,9%; economia fica estável no 4º trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% no acumulado de 2023, totalizando R$ 10,9 trilhões. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta sexta-feira, 1, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, a economia brasileira cresceu 3%. 

No quatro trimestre do ano passado, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, a economia brasileira apresentou estabilidade. O resultado ficou em linha com a expectativa do mercado financeiro, que esperava uma leve alta de 0,1%. Durante 2023, o PIB foi impulsionado principalmente pelo resultado do agronegócio.

Como mostrou a EXAME, a atividade no ano de 2023 foi bastante desigual, concentrada no primeiro trimestre e com forte queda de investimentos ao longo dos trimestres. Analistas e economistas alertam sobre a deterioração nos indicadores atrelados aos investimentos, que em teoria podem minar a qualidade do crescimento em 2024. 

Quanto ficou o PIB do Brasil de 2023?

  • O PIB do Brasil em 2023 cresceu 2,9%
  • No quatro trimestre, o PIB ficou em 0%

O que é o PIB e como ele é calculado?

O PIB (sigla para Produto Interno Bruto) consiste na soma de todos os bens e serviços que foram produzidos em um território ao longo de um período de tempo. Para o cálculo do PIB, considera-se o resultado na moeda local do país. 

Mais informações em instantes.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu