Vitória dos republicanos na Virgínia é manual para 2022 — e ameaça Biden

Por Cyril Julien, da AFP

A vitória do republicano Glenn Youngkin nas eleições para o governo estadual da Virgínia oferece à direita dos Estados Unidos uma estratégia para reconquistar o Congresso em 2022, tratando de temas caros para o eleitorado conservador e moderado, mas mantendo o ex-presidente Donald Trump à distância, segundo especialistas.

“Glenn Youngkin escreveu um manual”, disse Leonard Steinhorn, professor de comunicação na American University de Washington, para um “populismo familiar residencial suburbano”, distante das declarações inoportunas do ex-mandatário republicano.

Youngkin, um empresário bilionário de 54 anos estreante na política, superou nesta terça-feira (2) o democrata Terry McAuliffe na Virgínia, que já governou o estado de 8 milhões de habitantes, vizinho da capital Washington.

O republicano se beneficiou de uma mobilização excepcional do eleitorado republicano e manteve a base de Trump, que manifestou o seu apoio ao candidato desde muito cedo.

Youngkin, contudo, se distanciou o suficiente do ex-presidente para conseguir atrair um eleitorado moderado, como as mães de famílias brancas dos subúrbios, apesar dos esforços democratas de destacar a proximidade entre ambos.

“Não funcionou porque Youngkin não agiu nem falou como Trump”, afirmou J. Miles Coleman, do Centro de Política da Universidade da Virgínia.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu