Crise hídrica: risco de faltar energia ameaça investimentos em 2022

O risco de faltar energia se converteu em um fator de incerteza para as empresas e já é suficiente para afetar o crescimento da economia, postergar as decisões de investimento e pressionar a inflação. A economista-chefe do Credit Suisse, Solange Srour, pondera que a crise hídrica funciona como um ingrediente adicional para turvar o cenário de 2022, já marcado por indefinições em relação à trajetória da política fiscal e do comportamento do governo em ano eleitoral.

  • Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

— As incertezas em relação à necessidade de restringir o consumo de forma compulsória brecam o investimento e trazem restrição ao consumo. Só a incerteza já traz esse risco. Não precisa do fato. A economia está em um momento especial de boom de commodities. O Brasil é um grande exportador, e o setor é muito intensivo em energia. O país vai perder esse momento? — perguntou. — Converso muito com os empresários. E eles não estão tomando decisão nenhuma. Esse final de ano vai ser de paralisação. Isso, infelizmente, vai atrapalhar muito a recuperação do Brasil.

Impacto na inflação

Solange ressaltou que energia é fator crucial para a expansão da economia. O risco de escassez de água para geração de eletricidade vai além de um debate setorial. Tem potencial para afetar praticamente todos os preços, da indústria ao setor de serviços, pressiona a inflação e dificulta a tomada de decisão do Banco Central (BC), que busca combater o avanço do índice oficial, o IPCA, sem minar a atividade econômica.

Nesta semana, a autoridade monetária elevou a Taxa Selic pela quinta vez seguida, agora para 6,25% ao ano.

— A energia impacta o custo de vários setores relevantes da economia. Isso vai ter de ser repassado. As empresas não têm margem. O BC vai ter um trabalho grande. Os juros já vão estar altos. Vai subir o preço dos produtos industriais, dos serviços. Vai ter de subir juros em um cenário de atividade rateando, em ano eleitoral. Não vejo a inércia inflacionária permitindo que a gente fique tranquilo com a inflação de 2022 — afirmou a economista.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu